sábado, 1 de maio de 2010

Impressoes de Londres

Londres era outra cidade que gostaria muito de conhecer. No comeco nao gostei muito, mas com o tempo fui aprendendo a gostar dela, tirando a mao inglesa.
A cidade me lembrou Berlim, onde vc encontra grandes centros comerciais dividindo espaco com atracoes turisticas. Como aconteceu em Berlim, fiquei muito pouto tempo para usufruir mais a cidade. Eh um sinal para voltar algum outro dia para ca.
Aqui tambem eh uma cidade de oportunidades (ou pelo menos, o lugar para busca-las), conheci um brasileiro e um australiano no albergue que largaram tudo e estao aqui para arranjar um emprego. A principio, para atuar nas areas onde se formara, mas nada impossibilita de acharem um emprego secundario enquanto isso.
- Mao inglesa soh baguncou minha cabeca.
- Cerveja cara tanto no pub quanto no mercado.
- Indo embora, um cara pediu informacao para mim. Dai percebi aquele ingles abrasileirado e perguntei
"Vc eh brasilerio?"
"Sou sim, que bom encontrar um brasileiro. Como que estah para arranjar emprego aqui?"
Nessas horas eu percebo qta falta faz um passaporte europeu.

Impressoes de Liverpool

Ha muito tempo que eu tinha vontade conhecer essa cidade, valeu a pena. A cidade eh bem festeira, na rua do Cavern club tem varios outros bares com som alto e o povo fica na rua curtindo. A cidade eh bem vigiada, em cada rua tem uns 2 guardas.
O povo eh educado, mal cheguei na cidade e jah apareceu algum para me indicar o caminho do albergue sem eu precisar perguntar. Aqui tambem foi a primeira cidade em que recebi um bom dia na rua de um "nativo".
Sem falar, claro, que tudo aqui gira em torno dos Beatles.
- O que tem de casas de jogos aqui nao esta escrito. Apostam em tudo.
- No onibus, durante o trajeto do aeroporto para o albergue eu pensei "Tiraria de letra dirigir de carro na mao inglesa". Mudei de ideia qdo vi o motorista do onibus entrar em uma rotatoria.
- Em um cruzamento, sempre olho para uns 6 lados e mesmo assim quase fui atropelado algumas vezes.
- No Cavern, pedi uma marca de cerveja mas o gosto era estranho, parecia energetico. Descobri que era uma especie de Cidra de Maca. Agora nao sei pq vendem como se fosse uma cerveja.

Hora de ir Embora

29/04
Acordei as 5 da manha, pois tinha que pegar trem para Paris as 6 da manha.
Preciso ficar enrolando 24hs em Paris, pois o voo para o Brasil serah apenas as 6hs da manha do dia 30. Vou passar o niver no aviao, seria engracado se as aeromocas cantassem Parabens para Vc com sotaque lusitano.
Cheguei em Paris e sai andar (estou viciado em andar), fui para a Notre Dame, depois para o Jardim de Luxemburgo, para dormir durante a tarde.
Agora estou no Latin Quarter, tomando um chopp e aguardando a hora de ir para o aeroporto.
Agora aqui em Paris, percebo que essa foi uma cidade que nao me agradou muito, nao sei pq. Apenas fiquei com essa sensacao.

Abbey Road

28/04
Hoje sai do albergue sem rumo. fui acompanhar a troa de guarda. Ateh que achei legal, muito cheio de formalidade e tradicao mas algumas vezes eles quebravam o gelo. Por exemplo, quando a guarda substituta chegou, os capitaes (algo assim) das duas guardas foram marchando ateh se encontrarem, quando se encontraram ficaram bem descontraidos, aposto que estavam falando sobre o tempo e o jogo de ontem. Outra quebra de gelo foi quando as bandas marciais comecaram a tocar, no final ateh rolou a musica tema do Austin Powers. (Soul Bossa Nova do Quincy Jones).
Depois fui ateh o Hyde Parque, um parque gigantesco, mas apenas um parque. Aproveitei para tirar uma soneca de umas duas horas.
Acordei e comecei a olhar no mapa o que eu iria fazer por seguinte. Nao tinha mais paciencia para museus e por coincidencia achei no mapa a Abbey Road.
Decidi ir peh ateh a Abbey Road, uma boa caminhada (minha panturrilha estah bem definida). O muro do estudio estah todo pixado pelos fas, tirei a foto classica atravessando a rua. Os Beatles ainda seguem mexendo com as pessoas, tinha uma mulher com os pais bem velhinhos e pediram para eu tirar uma foto dos tres atravessando a rua.
A noite, tinha marcado de passar no pub de uma brasileira que conheci em Barcelona trabalha. Fui para a rua q tinha marcado e nao achei o pub, decidi voltar e achar algum pub q estivesse passando o jogo do Barca. Acabei entrando no primeiro q achei e por coincidencia era o pub da minha amiga.
Todos os pubs fecham cedo, mas abrem cedo tambem. Perto dos centros comerciais, eh possivel ver pessoas engravatas tomando chopp no meio da rua, ao inves de almocar.
Eita povo que bebe

London Bridge

27/04
Por enquanto, Roma era o lugar que eu mais tinha encontrado brasileiro, Londres estah no mesmo patamar, mas com uma diferenca. Em Roma os brasileiros eram turistas, aqui, trabalhadores.
Diziam que os brasileiros sao q nem baratas, estao em todos os lugares. Pelo menos aqui na Europa, os australianos nao ficam muito atras. Todo albergue que eu passei eu encontrei australianos.
A cidade eh bem estruturada, tirando a mao inglesa. Mas o metro eh muito caro, 4 libras para uma unica viagem e quase 6 para o dia inteiro.
Hoje acordei cedo e me mandei, o cafe da manha eh bom, dah para comer pelo cafe damanha e pelo almoco. Fui ateh o parlamento novamente e fui caminhando ateh a London Bridge, uma ponte bonita, antiga e bem decorada. Passei pela Torre de Londres mas nao entrei. Fui caminhando ateh a catedral de St Paul, mas nao entrei tambem. 15 libras para entar em uma igreja eh demais e acredito que nao seria mais bonita que alguma de Roma. Nessas alturas, jah estou economizando tudo.
Segui andando e encontrei sem querer a igreja que era a matriz dos cavaleiros templararios. Bonita e com varias tumbas de cavaleiros da ordem. As igrejas aqui sao diferentes, a tumba fica no meio da igreja e nao no subsolo.
Terminei o dia assistindo o jogo do Bayer e Lyon em um pub perto do albergue. Decobri tambem que a chinesa fez o mesmo trajeto que eu, por sorte nao nos encontramos. Falando em sorte, a linha do McDonalds daqui estah com uma promocao, entregando diversos premios como dinheiro e carros. Ateh agora ganhei um McChicken e um Sundae.
Muita sorte.

Quase um Chinesidio

26/04
No meu quarto tem uma chinesa bem simpatica. Ela trabalha no Madame Tussaud de Hong Kong, durante a conversa ela me convidou para fazer o passeio com ela, pois como ela eh funcionaria, ela e os acompanhantes nao precisam pagar entrada.
Acabei topando, pois de gratis ateh injecao na testa.
Fomos ao museu de cera Madame Tussaud, chegamos as 9:30. Haviamos combinado de terminar avisita e ir para a troca da guarda as 11:30. Foi ai que comecou o teste de paciencia. A chinesa queria tirar fotos com todas as estatuas. Sinceramente, tenho pena dos turistas que pagam 17 libras para ver esse museu.
Acabamos chegando no Palacio de Buckingham 12:30 e lah se foi a troca da guarda.
Caminhamos ateh o parlamento e o Big Ben, dois lugares bem marcantes.
Fomos a abadia de Westminster, onde a maioria dos reis da Inglaterra foram enterrados. Aqui tambem tem a tumba de Izaac Newton, que aparece no filme Codigo da Vinci. Falando nisso, vou ter q assistir novamente esse filme para ver pelos lugares que passei.
Passamos pela London Eye, mais um passei que eu nao pagaria, mas como era de graca... Tem uma bela vista mas nao eh tao surpreendente qto ao da Torre Eiffel.
Como estavamos do lado, acabamos indo para o Aquario de Londres, na faixa tambem mas eh outro passeio que eu nao pagaria, bem melhor investir em um mergulho.
Nessas andancas, minha paciencia com a chinesa jah estava quase gerando uma manchete no The Sun. "Crime globalizado, brasileiro mata chinesa em Londres".
Em todo lugar ela parava para comprar lembrancinhas, mas ela era muito indecisa, demorara horas e horas para escolher 1 cartao postal.
O cumulo foi qdo fomos ao supermercado pq ela queria comprar algo para comer na janta. Demorou, demorou, demorou e de repente ela para de ver as comidas e comeca a ver flores.
Entao ela me fala.
"Ai, desculpe, sou um pouco enrolada."
Eu, nos meus limites, falei.
"Pouco?? entramos para comprar comida e vc estah escolhendo flores!".
Amanha sem chance, voltarei aos caminhos solitarios.

Hello Goodbye

25/04
O cafe da manha no albergue eh bom, forrei bem o estomago para aguentar mais uma marona de espera na estacao de trem.
Uma das melhores coisas na Europa sao as viagens de trem. Eh confortavel, silencioso e de vez em quando nos surpreendemos com belas paisagens.
Meu albergue em Londres fica no centro, perto do museu Britanico e das principais estacoes de trem. Aproveitei o fim de tarde e fui ateh o Regent`s Park. Um parque normal como tantos outros. Em uma hora, o clima de Londres veio me dar as boas vindas, sai do albergue e estava um pouco calor, qdo cheguei no parque, o tempo fechou e comeceu a chover, na hora de ir embora o tempo abriu novamente.
O albergue eh legal, tem varias fotos de festas que houveram lah mas acho que faz tempo, pois os funcionarios nao parecem mais tao animados quanto nas fotos.
Uma coisa eu sei, eh complicado atravessar rua com a tal mao inglesa.