24/04
Aqui existe um onibus que faz um tour pelos principais pontos relacionados aos Beatles. Olhei o mapa e resolvi ir a peh, o onibus custa 20 libras e estou convicto que nao vou gastar mais nada para museus e afins.
Foi uma longa caminhada, mas valeu a pena. Pegando onibus e metro, vc perde a oportunidade de conhecer melhor a cidade. Fiz iss em todas as cidades, meno9s Paris. Hj por exemplo, passei por uma feirinha e o mais curioso foi um cara assando um leitao enorme e as pessoas comendo o leitao as 8 da manha.
Cheguei na Penny Lane, nao curto muito esta musica e a rua nao ficou por menos. Passei pela casa do John Lennon mas nao me deixaram entrar, apenas com hora marcada. Finalmente cheguei no Strawberry Fields. A rua nao eh movimentada e o numero de arvores deixam a paisagem com um clima sombrio, tipo de morte.
Voltei para o centro e fui no Albert Dock. Tem varias docas aqui q eles fecharam para funcionar como centro turistico.
Ao voltar para o albergue, reparei em um grande numero de mulheres (novas e velhas) fantasiadas, cada grupo tinha um tema de fantasia diferente. No albergue tinha mais um monte vestidas de brega.
Qdo voltei ao Cavern Club, descobri o motivo. Qdo eh aniversario de alguem, as amigas se juntam e escolhem um tema de fantasia e saem para os pubs. Soh encontro louco aqui.
A noite no Cavern foi boa, fiz amizade com duas brasileiras que morarm aqui na cidade. Primeiro tocou uma banda com musicas dos Beatles e anos 60, depois rolou um tributo ao John Lennon. Foi engracado, na musica Hey Jude ele falou que nao canta musicas do Paul e fez a galera cantar a musica inteira.
segunda-feira, 26 de abril de 2010
domingo, 25 de abril de 2010
Day Tripper
23/04
Hora de arrumar as malas e encarar a parte fria da Europa novamente. Gostei da Espanha, fiquei com vontade conhecer outras cidades espanholas.
Peguei o voo com a Easyjet, tranquilo, sem atrasos e nada. Eh estranho viajar com essa companhia, vc nao tem lugar reservado dai eh a maior correria para pegar as melhores poltronas. Sem falar que nem Maxi Goiabinha eles servem, parecem vendedores ambulantes no aviao, vendendo perfumes, lanches e relogios.
Estava um pouco ansioso por causa da imigracao, para entrar no Reino Unido, mas foi tranquilo. Soh mostrei as reservas do meu voo e do albergue.
Tireui a tarde para caminhar no centro e conhecer o Cavern Club. O centro parece um shopping ao ceu aberto, com grandes lojas e praca de alimentacao.
Finalmente conheci o Cavern Club, bem, nao eh o original mas foi reconstruido em 82 com as pecas originais. Eh um barzinho aconchegante, meio escurinho, perfeito para um show de rock.
Passei ali meu final de tarde, ouvindo um cara tocando acustico das musicas dos Beatles.
Tinha um maluco da Polonia que, quando gostava da musica se empolgava e ficava dancando q nem um louco. Ateh aquela danca da Russia ele fazia.
Foi um bom final de tarde.
Hora de arrumar as malas e encarar a parte fria da Europa novamente. Gostei da Espanha, fiquei com vontade conhecer outras cidades espanholas.
Peguei o voo com a Easyjet, tranquilo, sem atrasos e nada. Eh estranho viajar com essa companhia, vc nao tem lugar reservado dai eh a maior correria para pegar as melhores poltronas. Sem falar que nem Maxi Goiabinha eles servem, parecem vendedores ambulantes no aviao, vendendo perfumes, lanches e relogios.
Estava um pouco ansioso por causa da imigracao, para entrar no Reino Unido, mas foi tranquilo. Soh mostrei as reservas do meu voo e do albergue.
Tireui a tarde para caminhar no centro e conhecer o Cavern Club. O centro parece um shopping ao ceu aberto, com grandes lojas e praca de alimentacao.
Finalmente conheci o Cavern Club, bem, nao eh o original mas foi reconstruido em 82 com as pecas originais. Eh um barzinho aconchegante, meio escurinho, perfeito para um show de rock.
Passei ali meu final de tarde, ouvindo um cara tocando acustico das musicas dos Beatles.
Tinha um maluco da Polonia que, quando gostava da musica se empolgava e ficava dancando q nem um louco. Ateh aquela danca da Russia ele fazia.
Foi um bom final de tarde.
Impressoes de Barcelona
Gostei muito da cidade, unico problema foi em relacao aos asalatos, conheci 3 pessoas no albergue que foram assaltados. Tirando o ultimo dia, todos os dias foram quentes. Dizem que Barcelona foi a unica cidade que colheu frutos com as olimpiadas, acredito que sim pois a estrutura da cidade eh muito boa.
Cada cidade que passo, encontro mais malucos, mas fiz boas amizadas aqui, diferente do que ocorreu em outras cidades.
Nao vi muitos problemas com o catalao, eh bem parecido com o espanhol.
- Paella muito boa, mas nao dah para pedir coca-cola junto.
- Albergue mais animado que jah fiquei.
- Continuo escapando do caos aereo.
Cada cidade que passo, encontro mais malucos, mas fiz boas amizadas aqui, diferente do que ocorreu em outras cidades.
Nao vi muitos problemas com o catalao, eh bem parecido com o espanhol.
- Paella muito boa, mas nao dah para pedir coca-cola junto.
- Albergue mais animado que jah fiquei.
- Continuo escapando do caos aereo.
sábado, 24 de abril de 2010
Um Oil Man Diferente
22/04
Hj pela manha fui para o Parqui Montjuic, um belo lugar, eh onde se encontra o estadio Olimpico e a praca Olimpica de 92 (as olimpiadas que o cara acendeu a pira com um arco e flecha) e a Fonte Magica. Levei azar, a fonte magica funciona apenas nas noites de Sexta e SAbado. Pelo q me falaram, eh parecida (soh q melhor) com aquelas danca das aguas que tinha no Circo de Moscou e similiares (menos no do Linguica).
Depois fui para a praia, Barceloneta, dei azar novamente. O tempo fechou de repente e fez muito frio, nao deu para ver nenhum top less na praia. Em compensacao, eu vi um cara parecido com o Oil Man. As diferencas eh q o cara nao usa nenhum olho e nao usa sunga (?!). Muito sinistro.
Nao deu para ver direito, mas nao era uma daquelas alugadas.
Visitei o parlamento e mais uma obra do Gaudi. Aff, o cara construiu tudo aqui.
O cansaco pegou mesmo, minha imunidade baixou, estou com uma leve gripe.
Amanha eh Liverpool. Um antigo sonho.
Hj pela manha fui para o Parqui Montjuic, um belo lugar, eh onde se encontra o estadio Olimpico e a praca Olimpica de 92 (as olimpiadas que o cara acendeu a pira com um arco e flecha) e a Fonte Magica. Levei azar, a fonte magica funciona apenas nas noites de Sexta e SAbado. Pelo q me falaram, eh parecida (soh q melhor) com aquelas danca das aguas que tinha no Circo de Moscou e similiares (menos no do Linguica).
Depois fui para a praia, Barceloneta, dei azar novamente. O tempo fechou de repente e fez muito frio, nao deu para ver nenhum top less na praia. Em compensacao, eu vi um cara parecido com o Oil Man. As diferencas eh q o cara nao usa nenhum olho e nao usa sunga (?!). Muito sinistro.
Nao deu para ver direito, mas nao era uma daquelas alugadas.
Visitei o parlamento e mais uma obra do Gaudi. Aff, o cara construiu tudo aqui.
O cansaco pegou mesmo, minha imunidade baixou, estou com uma leve gripe.
Amanha eh Liverpool. Um antigo sonho.
sexta-feira, 23 de abril de 2010
Camp Nou
22/04
Hoje foi o dia de conhecer o Camp Nou, eh um pouco longe do albergue mas eh facil chegar.
O estadio eh bonito, e grande, mas a visita nao eh igual ao Estadio Olimpico de Berlin, onde vc podia andar por qquer parte do estadio. Aqui vc tem q seguir por um caminho especifico.
Valeu a pena, passei pelo vestiario, capela, arquibancada, o lugar onde os narradores ficam, pela sala de entrevistas...
Depois fui ao museu. No comeco vc jah ve todas as tacas que o Barca ganhou em 2008-2009 e em seguida tem uma sala com varias mesas com touch screen onde vc fica escolhendo os gols e os fatos historicos do Barca para assistir.
No comeco, me empolguei. Tinha uma outra sala com varios teloes exibindo videos de jogos do Barcelona. Havia partes para vc ouvir o canto da torcida. Mas foi soh isso, muito pequeno. Comecei a visita com muita empolgacao mas logo fiquei decepcionado. Esperava mais.
Passei pela igreja Sagrada Familia e pela catedral. Fiquei caminhando pelo bairro gotico, ruas estreitas com um ar medieval.
Durante a noite fiquei tomando cerveja e conversando com um povo do Chile e Australia e assim se foi mais uma noite em Barcelona.
21 dias de viagem, jah estou comecando a dar sinais de cansaco. Nao tenho mais paciencia para museu e ficar torcando de hostel e cidade. Agora comeco a contagem regressiva para voltar.
Hoje foi o dia de conhecer o Camp Nou, eh um pouco longe do albergue mas eh facil chegar.
O estadio eh bonito, e grande, mas a visita nao eh igual ao Estadio Olimpico de Berlin, onde vc podia andar por qquer parte do estadio. Aqui vc tem q seguir por um caminho especifico.
Valeu a pena, passei pelo vestiario, capela, arquibancada, o lugar onde os narradores ficam, pela sala de entrevistas...
Depois fui ao museu. No comeco vc jah ve todas as tacas que o Barca ganhou em 2008-2009 e em seguida tem uma sala com varias mesas com touch screen onde vc fica escolhendo os gols e os fatos historicos do Barca para assistir.
No comeco, me empolguei. Tinha uma outra sala com varios teloes exibindo videos de jogos do Barcelona. Havia partes para vc ouvir o canto da torcida. Mas foi soh isso, muito pequeno. Comecei a visita com muita empolgacao mas logo fiquei decepcionado. Esperava mais.
Passei pela igreja Sagrada Familia e pela catedral. Fiquei caminhando pelo bairro gotico, ruas estreitas com um ar medieval.
Durante a noite fiquei tomando cerveja e conversando com um povo do Chile e Australia e assim se foi mais uma noite em Barcelona.
21 dias de viagem, jah estou comecando a dar sinais de cansaco. Nao tenho mais paciencia para museu e ficar torcando de hostel e cidade. Agora comeco a contagem regressiva para voltar.
quinta-feira, 22 de abril de 2010
Gaudi loco
20/04
O albergue eh bem agitado, muito facil de fazer amizade. Durante o happy hour eh possivel comprar 2 chopps por 2 euros.
Durante o dia eu fui com um argentino visitar as obras de Gaudi. Nunca imaginei dizer isso, mas esse argentino eh muito gente fina. Por exemplo, ele acha o Pele melhor que o Maradona.
Visitamos a casa Batlo, La Pedreira e o parque Guell. Serio, o cara devia ser igual ao Van Gogh, que enchia a cara de absinto para entao desenhar os quadros. As obras dele sao muito loucas, nao consigo achar uma outra palavra para isso.
O Parque Guell eh um caso a parte, eh grande, com varios monumentos. Eh possivel ter uma bela vista da cidade. Muito engracado, aqui eh cheio de artista de rua e no parque tinha um maluco tocando guitarra, pulando e cantando com um ingles tosco,soh no embromation.
Andei muito, cheguei no albergue morto. Durante a noite ficamos assistindo o jogo do Barca.Como sou chato, fiquei torcendo para a Inter, eles estavam todos empolgados antes do jogo, depois ficaram muito emburrados. Queria poder estar aqui na semana que vem, quando vai rolar o jogo de volta aqui em BArcelona.
Aqui parece o Brasil. Cidade com praia, pessoas divertidas e assaltos. Durante um pub crawl, roubaram a camera de um mexicano, em uma balada roubaram a bolsa de uma brasileira. Ela estava com todos os documentos e cartoes na bola, por sorte o seguranca viu e prendeu o ladrao.
Soh tem louco aqui. Tem um cara que estah a 2 meses no albergue e dorme com um monte de bexigas...
quarta-feira, 21 de abril de 2010
Impressoes de Roma
Eh uma cidade suja, baguncada, os mapas soh server para vc ficar perdido, mas mesmo assim ela foi uma das cidades que mais gostei. Acredito que seja a primeira cidade com o povo de sangue quente e pelo seu valor historico.
Foi a primeira cidade q eu comi bem, experimentei um nhoque com molho de gorgonzola com nozes que era muito bom.
Nunca havia visto tantas discussoes aqui na Europa, mas aqui em Roma eh diferente, por qquer coisa eles estao brigando. Vi umas 5 brigas e varias discussoes, principalmente nas filas.
O transito eh um caos, mas pelo menos os motoristas param para os pedestres ultrapassarem a rua.
- Estah nascendo um sexto dedo no meu peh
- De cada 10 carros estacionados, 9.5 tem algum amassado ou arranhao na lataria. Impressionante.
- Muitas igrejas. O que me disserem se confirmou, em Roma vc entra encontra um sentimento de feh muito grande.
- 5 dias nao sao suficientes para vc conhecer a cidade.
Foi a primeira cidade q eu comi bem, experimentei um nhoque com molho de gorgonzola com nozes que era muito bom.
Nunca havia visto tantas discussoes aqui na Europa, mas aqui em Roma eh diferente, por qquer coisa eles estao brigando. Vi umas 5 brigas e varias discussoes, principalmente nas filas.
O transito eh um caos, mas pelo menos os motoristas param para os pedestres ultrapassarem a rua.
- Estah nascendo um sexto dedo no meu peh
- De cada 10 carros estacionados, 9.5 tem algum amassado ou arranhao na lataria. Impressionante.
- Muitas igrejas. O que me disserem se confirmou, em Roma vc entra encontra um sentimento de feh muito grande.
- 5 dias nao sao suficientes para vc conhecer a cidade.
terça-feira, 20 de abril de 2010
Rumo a Barcelona
19/04
Meu voo eh ao meio dia, cheguei no aeroporto as 10hs. Quando comecei a ver a relacao dos voos, quase tive um treco, a maioria dos voos estavam cancelados. Soh fiquei aliviado qdo vi meu voo confirmado.
O aeroporto estava cheio de reporteres e de gente dormindo no saguao. Soh faltou os narizes de palhacos.
Cheguei no albergue bem tranquilo. O dono do hostel viu q eu era brasileiro e jah comeceu a fazer um monte de piadinhas.
Caminhei um pouco pela rua Las Ramblas, uma rua bem movimentada, poderia dizer que parecia a XV de Novembro, mas eh bem mais 'ativa'.
Em todas as cidades tem artitas de ruas muito engracados. Aqui eles sao muito criativos. Tem as estatuas humanas, pesoas imitandos os transformer e ateh gargulas.
Entrei no mercado municipal e me assustei com um acougue de especiarias. Tinha de tudo, cabeca de novilho, pinto de boi, cerebro de cabrito.
O hostel eh bem animado, fiz amizade com um monte de gente e a cerveja eh barata, principalmente,
Meu voo eh ao meio dia, cheguei no aeroporto as 10hs. Quando comecei a ver a relacao dos voos, quase tive um treco, a maioria dos voos estavam cancelados. Soh fiquei aliviado qdo vi meu voo confirmado.
O aeroporto estava cheio de reporteres e de gente dormindo no saguao. Soh faltou os narizes de palhacos.
Cheguei no albergue bem tranquilo. O dono do hostel viu q eu era brasileiro e jah comeceu a fazer um monte de piadinhas.
Caminhei um pouco pela rua Las Ramblas, uma rua bem movimentada, poderia dizer que parecia a XV de Novembro, mas eh bem mais 'ativa'.
Em todas as cidades tem artitas de ruas muito engracados. Aqui eles sao muito criativos. Tem as estatuas humanas, pesoas imitandos os transformer e ateh gargulas.
Entrei no mercado municipal e me assustei com um acougue de especiarias. Tinha de tudo, cabeca de novilho, pinto de boi, cerebro de cabrito.
O hostel eh bem animado, fiz amizade com um monte de gente e a cerveja eh barata, principalmente,
Lavando roupa suja
18/04
Hoje foi o dia de lavar a roupa suja. Engracado, cheguei na lavanderia e o dono ficou todo animado quando eu falei q era brasileiro. Ficou falando q gosta muito do Kaka e tal...mas na hora de pedir desconto, nao rolou.
Tomei cafe da manha com os francees e eles meio que comecaram a discutir. A francesa falou que hoje eles iriam embora mas o frances falou que nao (eles estao de carro), pois ele conheceu uma italiana e queria passar o dia e outros dias com ela. Eu acho q foi um blefe, pois nao o vi conversar com ninguem ontem a noite.
Hoje eh dia de Calcciio na cidade, o classico Lazio e Roma. Queria muito assistir no estadio mas nao rolou, primeiro pq eh muito caro e segundo pq eh muito violento. No dia a dia eles jah brigam por qquer coisa, imagina no jogo.
Fui para uma parte da cidade que nao conhecia. Ruas estreitas de pedra entre predinhos antigos. Um lugar definitivamente italiano.
Roma ganhou, na volta foi aquela bagunca nas ruas. Se o italiano jah gosta de uma buzina, imagine agora. Parecia que ele tinham ganho o campeonato.
Hoje foi o dia de lavar a roupa suja. Engracado, cheguei na lavanderia e o dono ficou todo animado quando eu falei q era brasileiro. Ficou falando q gosta muito do Kaka e tal...mas na hora de pedir desconto, nao rolou.
Tomei cafe da manha com os francees e eles meio que comecaram a discutir. A francesa falou que hoje eles iriam embora mas o frances falou que nao (eles estao de carro), pois ele conheceu uma italiana e queria passar o dia e outros dias com ela. Eu acho q foi um blefe, pois nao o vi conversar com ninguem ontem a noite.
Hoje eh dia de Calcciio na cidade, o classico Lazio e Roma. Queria muito assistir no estadio mas nao rolou, primeiro pq eh muito caro e segundo pq eh muito violento. No dia a dia eles jah brigam por qquer coisa, imagina no jogo.
Fui para uma parte da cidade que nao conhecia. Ruas estreitas de pedra entre predinhos antigos. Um lugar definitivamente italiano.
Roma ganhou, na volta foi aquela bagunca nas ruas. Se o italiano jah gosta de uma buzina, imagine agora. Parecia que ele tinham ganho o campeonato.
segunda-feira, 19 de abril de 2010
Caminhada e Show
17/04
Hoje caminhei ateh a a praca de Spagna, um lugar muito lindo. Estava ocorrendo uma sessao de fotos e videos de um casamento. Havia tantos aparelhos que parecia a gravacao de um filme ou algo assim. Caminhei depois para um parque, perto da vila BolognaBolognesa. Fiquei um tempo na praca del Popolo, vendo as atividades esportivas que estavam ocorrendo e comendo algumas coisas gratis.
Depois fui para a Igreja San Giovani, primeira igreja de Roma e hj eh a Catedral da Cidade.
Hoje foi o primeiro dia, depois que me despedi dos meus primosn que fiz uma caminhada pela cidade com uma pessoa. Uma brasileira de Campinas ficou por aqui devido ao caos nos aeroportos, ela teve que aguentar meus roteiros a peh.
Conheci um casal de franceses no albergue, bem, era o que eu achava ateh hj a noite.
Antes de chegar no albergue, passei em um supermercado e comprei uma garrafa de cerveja para tomar no albergue durante a janta. Chegando no albergue encontrei o frances puto da cara com duas garrafas de vinho na mao.
'Hoje o dia foi uma merde. quero beber' Disse o frances. Ele estava de cara pq durante o dia, um italiano comecou a flertar com a francesa amiga dele e ela caiu nos encantos do italiano. Ela deixou o frances sozinho e foi passear com o italiano.
Mais alguns franceses se juntaram com a gente e ficamo tomando vinho e cerveja antes de ir ao show na praca del Popolo.
Antes de ir para a praca,perguntei para o frances. 'Voce gosta dela? jah teve algum relacionamento com ela?' ele falou que nao, mas nao me pareceu muito confiante.
Chegamos as 11hs na praca, ouvimos 2 musicas italianas, um video sobre as olimpiadas e soh. O show terminou cedo.
Lah fomos nos voltar a peh. Pelo menos deu para tirar uma foto do Coliseu durante a noite.
Hoje caminhei ateh a a praca de Spagna, um lugar muito lindo. Estava ocorrendo uma sessao de fotos e videos de um casamento. Havia tantos aparelhos que parecia a gravacao de um filme ou algo assim. Caminhei depois para um parque, perto da vila BolognaBolognesa. Fiquei um tempo na praca del Popolo, vendo as atividades esportivas que estavam ocorrendo e comendo algumas coisas gratis.
Depois fui para a Igreja San Giovani, primeira igreja de Roma e hj eh a Catedral da Cidade.
Hoje foi o primeiro dia, depois que me despedi dos meus primosn que fiz uma caminhada pela cidade com uma pessoa. Uma brasileira de Campinas ficou por aqui devido ao caos nos aeroportos, ela teve que aguentar meus roteiros a peh.
Conheci um casal de franceses no albergue, bem, era o que eu achava ateh hj a noite.
Antes de chegar no albergue, passei em um supermercado e comprei uma garrafa de cerveja para tomar no albergue durante a janta. Chegando no albergue encontrei o frances puto da cara com duas garrafas de vinho na mao.
'Hoje o dia foi uma merde. quero beber' Disse o frances. Ele estava de cara pq durante o dia, um italiano comecou a flertar com a francesa amiga dele e ela caiu nos encantos do italiano. Ela deixou o frances sozinho e foi passear com o italiano.
Mais alguns franceses se juntaram com a gente e ficamo tomando vinho e cerveja antes de ir ao show na praca del Popolo.
Antes de ir para a praca,perguntei para o frances. 'Voce gosta dela? jah teve algum relacionamento com ela?' ele falou que nao, mas nao me pareceu muito confiante.
Chegamos as 11hs na praca, ouvimos 2 musicas italianas, um video sobre as olimpiadas e soh. O show terminou cedo.
Lah fomos nos voltar a peh. Pelo menos deu para tirar uma foto do Coliseu durante a noite.
domingo, 18 de abril de 2010
Mais caminhadas e desespero
16/04
Enfim, uma noite tranquila.
Voltei ao Vaticano, para visitar o museu, pois nao deu tempo ontem. Acredito que seja tao grande qto o Louvre, passei 4hs andando pelo museu (na verdade o museu eh confuso, as placas indicativas nao indicam tanto assim). Finalmente conheci a famosa Capela Sistina, sem comentarios, parece coisa de outro mundo. Tentei tirar fotos mas os segurancas nao deixaram.
Voltei caminhando ateh a praca del Popolo, Roma estah se candidatando para as olimpiadas de 2020 e estao organizando uma grande festa nessa praca para o final de semana.
Passei pelo Panteon, a construcao antiga mais bem preservada de Roma. era um templo 'pagao' que depois foi transformado em ingreja. Eh lah que estah enterrado o Rafael, que realizou varios trabalhos artisticos para o Vaticano.
Depois da janta, fui para um pub com uns brasileiros, era despedida deles. Eles estao fazendo intercambio na Franca e agora estao de ferias e visitando algumas cidades.
Segundo eles, dificilmente algum conhecimento adquirido durante as aulas aqui serao uteis no Brasil, mas valeu a pena por causa da experiencia e pela bolsta que receberam.
Muitas pessoas desperadas por aqui, muitos voos foram cancelados devido a erupcao do vulcao. Eles nao tem como voltar para casa e nao conseguem achar lugar para dormir.
Tem um grupo de fanceses que estao vendo para alugar um carro para voltar para a Franca. Soh se salva quem estah viajando de trem.
Por enquanto, meu voo para Barcelona estah confirmado.
Enfim, uma noite tranquila.
Voltei ao Vaticano, para visitar o museu, pois nao deu tempo ontem. Acredito que seja tao grande qto o Louvre, passei 4hs andando pelo museu (na verdade o museu eh confuso, as placas indicativas nao indicam tanto assim). Finalmente conheci a famosa Capela Sistina, sem comentarios, parece coisa de outro mundo. Tentei tirar fotos mas os segurancas nao deixaram.
Voltei caminhando ateh a praca del Popolo, Roma estah se candidatando para as olimpiadas de 2020 e estao organizando uma grande festa nessa praca para o final de semana.
Passei pelo Panteon, a construcao antiga mais bem preservada de Roma. era um templo 'pagao' que depois foi transformado em ingreja. Eh lah que estah enterrado o Rafael, que realizou varios trabalhos artisticos para o Vaticano.
Depois da janta, fui para um pub com uns brasileiros, era despedida deles. Eles estao fazendo intercambio na Franca e agora estao de ferias e visitando algumas cidades.
Segundo eles, dificilmente algum conhecimento adquirido durante as aulas aqui serao uteis no Brasil, mas valeu a pena por causa da experiencia e pela bolsta que receberam.
Muitas pessoas desperadas por aqui, muitos voos foram cancelados devido a erupcao do vulcao. Eles nao tem como voltar para casa e nao conseguem achar lugar para dormir.
Tem um grupo de fanceses que estao vendo para alugar um carro para voltar para a Franca. Soh se salva quem estah viajando de trem.
Por enquanto, meu voo para Barcelona estah confirmado.
Vaticano
15/04
Sorte que o gordinho de nova iorquino vai embora hj. Nao dormi nada por causa do ronco. Serio, eh pior do que Fanaya, Trator, Duba (os tres tenores) juntos.
Fui ao Vaticano de metro. Maior muvuca, o pessoal aqui eh tao sem educacao e desergonizado que eh preciso ter uns fiscais em cada porta do metro segurando o pessoal que vai subir para o pessoal descer sem problemas.
Muita, mas muita gente mesmo. A fila para entrar na basilica dava uma volta inteira na praca do Vaticano. Ninguem respeita ninguem, todo mundo fura fila, ateh pessoas mais velhas vao entrando na sua frente, sem nenhum sinal de vergonha.
A basilica eh enorme e muito linda, passeis umas duas horas andando dentro dela, ouvindo historia de cada escultura.
Depois, fui para a capela de Sao Pedro, subir na cupula. Sao 552 degrais, como diria Cafu. Haja perna para subir, mas foi mais tranquila que a Sacre Coeur em Paris por causa do numero de pessoas subindo, mais ficava parado do que subia. Se tem uma bela vista lah de cima, mas eu imaginava que daria para olhar para dentro da basilida, mas nao rolou.
Voltei caminhando, passando por varias igrejas, pracas e ruinas. Passei pela praca Navona, cheia de cafes em torno e artistas no meio da praca com seus quadros, muito bom para passar uma tarde ensolarada.
Todas as calorias que perdi caminhando ateh agora estou recuperando. Eh pizza daqui, massa ali, sorvete para lah.
Sorte que o gordinho de nova iorquino vai embora hj. Nao dormi nada por causa do ronco. Serio, eh pior do que Fanaya, Trator, Duba (os tres tenores) juntos.
Fui ao Vaticano de metro. Maior muvuca, o pessoal aqui eh tao sem educacao e desergonizado que eh preciso ter uns fiscais em cada porta do metro segurando o pessoal que vai subir para o pessoal descer sem problemas.
Muita, mas muita gente mesmo. A fila para entrar na basilica dava uma volta inteira na praca do Vaticano. Ninguem respeita ninguem, todo mundo fura fila, ateh pessoas mais velhas vao entrando na sua frente, sem nenhum sinal de vergonha.
A basilica eh enorme e muito linda, passeis umas duas horas andando dentro dela, ouvindo historia de cada escultura.
Depois, fui para a capela de Sao Pedro, subir na cupula. Sao 552 degrais, como diria Cafu. Haja perna para subir, mas foi mais tranquila que a Sacre Coeur em Paris por causa do numero de pessoas subindo, mais ficava parado do que subia. Se tem uma bela vista lah de cima, mas eu imaginava que daria para olhar para dentro da basilida, mas nao rolou.
Voltei caminhando, passando por varias igrejas, pracas e ruinas. Passei pela praca Navona, cheia de cafes em torno e artistas no meio da praca com seus quadros, muito bom para passar uma tarde ensolarada.
Todas as calorias que perdi caminhando ateh agora estou recuperando. Eh pizza daqui, massa ali, sorvete para lah.
sábado, 17 de abril de 2010
Coliseu
14/04
Cheguei no albergue as 22hs, estou em um quarto com 6 pessoas. O quarto eh espacoso, unico problema foi um nova iorquino meio grandinho que roncou a noite inteira.
Cafe da manha eh de graca, mas o pao italiano servido eh muito duro. Chega a doer a mandibula.
Depois do cafe, caminhei ateh o Coliseu, ligeramente perto do albergue. Eh impressionante, uma estrutura desse tamnho, construido a mais de um milenio atras e ainda estar com suas formas originais.
Depois que sai do Coliseu fui para o forum romano e o palatino. Sao varias ruinas de templos e da casa do imperador Augusto.
Em Roma, cada pedra na esquina tem uma hitoria, fui caminhando ateh a Fonte de Trevi e pelo caminho mais ruinas e mais igrejas.
A Fonte de Trevi eh muito bonita e fica em um lugar meio apertado, que dah um charme maior. Estava lotada de gente joando moedas, segundo a lenda, para vc voltar para Roma novamente, deve jogar uma moeda na fonte. Jah era umas 5hs da tarde e voltei para o albergue, dormir um pouco e acordar as 7hs para comer uma 'pasta' free no albergue.
O mundo eh muito pequeno, em Amsterdam encontrei duas mineiras que estavam em Paris. Elas me contaram sobre duas mocas de Natal superengracadas que so reclamavam do frio. Durante a janta, sentei ao lado delas.
Albergue estah cheio de brasileiros, ficamos tomando cerveja e conversando com uns americanos e canadenses ateh meia noite. Eles foram para a balada e eu fui dormir. Amanha terei uma maratona no Vaticano.
Cheguei no albergue as 22hs, estou em um quarto com 6 pessoas. O quarto eh espacoso, unico problema foi um nova iorquino meio grandinho que roncou a noite inteira.
Cafe da manha eh de graca, mas o pao italiano servido eh muito duro. Chega a doer a mandibula.
Depois do cafe, caminhei ateh o Coliseu, ligeramente perto do albergue. Eh impressionante, uma estrutura desse tamnho, construido a mais de um milenio atras e ainda estar com suas formas originais.
Depois que sai do Coliseu fui para o forum romano e o palatino. Sao varias ruinas de templos e da casa do imperador Augusto.
Em Roma, cada pedra na esquina tem uma hitoria, fui caminhando ateh a Fonte de Trevi e pelo caminho mais ruinas e mais igrejas.
A Fonte de Trevi eh muito bonita e fica em um lugar meio apertado, que dah um charme maior. Estava lotada de gente joando moedas, segundo a lenda, para vc voltar para Roma novamente, deve jogar uma moeda na fonte. Jah era umas 5hs da tarde e voltei para o albergue, dormir um pouco e acordar as 7hs para comer uma 'pasta' free no albergue.
O mundo eh muito pequeno, em Amsterdam encontrei duas mineiras que estavam em Paris. Elas me contaram sobre duas mocas de Natal superengracadas que so reclamavam do frio. Durante a janta, sentei ao lado delas.
Albergue estah cheio de brasileiros, ficamos tomando cerveja e conversando com uns americanos e canadenses ateh meia noite. Eles foram para a balada e eu fui dormir. Amanha terei uma maratona no Vaticano.
quinta-feira, 15 de abril de 2010
Impressoes de Berlin
A cidade eh um imenso canteiro de obras, nunca tinha visto uma cidade com tantos predios em construcao. Monumentos de seculos atras dividem espaco com grandes centros comerciais. Como toda cidade grande, tem varios lugares veios e pixados, principalmente perto das estacoes de metro.
Cerveja, como eles gostam de cerveja. Eh barata e bebem em qualquer lugar. Em Curitiba, eu estranharia em ver uma mulher bem arrumada bebendo cerveja no bico em algum terminal de onibus. Aqui eh super comum.
- Cerveja barata
- Povo educado e bravo, nao sai dos padroes.
- Transporte publico muito bom, excecao para o lance da multa.
- Encontrei mais malucos do que em Amsterdam
Gostaria de ter ficado mais, mas como errei ao reservar o translado de Amsterdam para Berlin e do inicio da estadia em Berlin, soh consegui ficar 2 noites. Mas foram boas
Cerveja, como eles gostam de cerveja. Eh barata e bebem em qualquer lugar. Em Curitiba, eu estranharia em ver uma mulher bem arrumada bebendo cerveja no bico em algum terminal de onibus. Aqui eh super comum.
- Cerveja barata
- Povo educado e bravo, nao sai dos padroes.
- Transporte publico muito bom, excecao para o lance da multa.
- Encontrei mais malucos do que em Amsterdam
Gostaria de ter ficado mais, mas como errei ao reservar o translado de Amsterdam para Berlin e do inicio da estadia em Berlin, soh consegui ficar 2 noites. Mas foram boas
quarta-feira, 14 de abril de 2010
Rumo a Roma
13/04
Acordei de boa, sem ressaca. Durante a noite fiquei jogando Fifa 10 com um grupo de ingleses no bar do albergue.
Como o cafe daqui eh pago, comi apenas um cereais com leite. Ateh o momento soh estou me alimentando de lanches, croissants, paninis. Nao vejo a hora de chegar em roma e mandar ver nas massas.
Peguei o metro e fui ateh o aeroporto, chegando no ponto final os fiscais apareceram. Tirei meu ticket do bolso com todo orgulho. Mais um grupo de pessoas levou multa.
Viajarei de Berlin para Roma de EasyJet, uma especie de Gol aqui da Europa, com voos baratos mas nao oferecem nada durante o voo. O problema comeceu com o atrasao, o voo era para sair de Berlin as 17;50 e saiu apenas as 19hs. O europeu eh muito tranquilo, se fosse no Brasil teria um monte de gente com nariz de palhaço na fila de embarque.
Acordei de boa, sem ressaca. Durante a noite fiquei jogando Fifa 10 com um grupo de ingleses no bar do albergue.
Como o cafe daqui eh pago, comi apenas um cereais com leite. Ateh o momento soh estou me alimentando de lanches, croissants, paninis. Nao vejo a hora de chegar em roma e mandar ver nas massas.
Peguei o metro e fui ateh o aeroporto, chegando no ponto final os fiscais apareceram. Tirei meu ticket do bolso com todo orgulho. Mais um grupo de pessoas levou multa.
Viajarei de Berlin para Roma de EasyJet, uma especie de Gol aqui da Europa, com voos baratos mas nao oferecem nada durante o voo. O problema comeceu com o atrasao, o voo era para sair de Berlin as 17;50 e saiu apenas as 19hs. O europeu eh muito tranquilo, se fosse no Brasil teria um monte de gente com nariz de palhaço na fila de embarque.
Estadio Olimpico, Chopada e Multa
12/04
Comecei o dia com uma ressaca de leve. O albergue estah em reformas e algumas janelas nao podem ser abertas,. Para compensar esse pequeno problema, eles estao oferecendo cerveja de graca das 8 as 9 da noite no bar do albergue. Muito legal o bar, tem decoracao dos anos 80, com varias capas de discos antigos, jogos de dardos, videogames. Tem ateh um altera para o The Hoff, o ator do SOS Malibu e Super Maquinta. The Hoff, the Man. Os caras do bar sao loucos. No bar fiz amizade com um grupo, tinha uma espanhola, um espanhol que falava portugues (na cidade dele eles falam portugues ?!?!?!) e uma americana. Foi muito engracado, normalmente falam que meu sotaque no brasil eh cantado, aqui falaram que meu ingles eh cantado.
Durante o dia fui ateh o Estadio Olimpico, nao tenho certeza, mas acho q foi onde ocorreu a final da copa de 2006. O estadio eh muito bonito, Hitler havia construido para as olimpiadas na decada de 30, para celebrar a supremacia ariana. Deve ter sido legal ver Jesse Owens, um americano negro ganhar na prova de 200m rasos com o estadio logado.
Voltei para a Den Liden, para caminhar no parque e tirar foto de uma estatua da Vitoria, uma escultura feita de ouro macico.
Aqui vc compra o ticket de metro em caixas automaticos, mas tem catracas, vc entra no metro e de tempos em tempos, aparece algum fiscal a paisana para verificar os tickets dos passageiros.
Hoje pela manha estava sem moedas para comprar o ticket, entrei no metro pensando em parar na proxima estacao pois ela era maior e poderia trocar meu dinheiro. Mal entrei no metro e os caras apareceram pedindo os tickets. Recebi uma multa de 50 euros. O fiscal falou que a multa ira para a minha casa em Curitiba, mas o pessoal que mora aqui falou que dificilmente eles enviarao para outro continente. O jeito eh aguardar.
Tem coisas, que soh acontecem comigo
Comecei o dia com uma ressaca de leve. O albergue estah em reformas e algumas janelas nao podem ser abertas,. Para compensar esse pequeno problema, eles estao oferecendo cerveja de graca das 8 as 9 da noite no bar do albergue. Muito legal o bar, tem decoracao dos anos 80, com varias capas de discos antigos, jogos de dardos, videogames. Tem ateh um altera para o The Hoff, o ator do SOS Malibu e Super Maquinta. The Hoff, the Man. Os caras do bar sao loucos. No bar fiz amizade com um grupo, tinha uma espanhola, um espanhol que falava portugues (na cidade dele eles falam portugues ?!?!?!) e uma americana. Foi muito engracado, normalmente falam que meu sotaque no brasil eh cantado, aqui falaram que meu ingles eh cantado.
Durante o dia fui ateh o Estadio Olimpico, nao tenho certeza, mas acho q foi onde ocorreu a final da copa de 2006. O estadio eh muito bonito, Hitler havia construido para as olimpiadas na decada de 30, para celebrar a supremacia ariana. Deve ter sido legal ver Jesse Owens, um americano negro ganhar na prova de 200m rasos com o estadio logado.
Voltei para a Den Liden, para caminhar no parque e tirar foto de uma estatua da Vitoria, uma escultura feita de ouro macico.
Aqui vc compra o ticket de metro em caixas automaticos, mas tem catracas, vc entra no metro e de tempos em tempos, aparece algum fiscal a paisana para verificar os tickets dos passageiros.
Hoje pela manha estava sem moedas para comprar o ticket, entrei no metro pensando em parar na proxima estacao pois ela era maior e poderia trocar meu dinheiro. Mal entrei no metro e os caras apareceram pedindo os tickets. Recebi uma multa de 50 euros. O fiscal falou que a multa ira para a minha casa em Curitiba, mas o pessoal que mora aqui falou que dificilmente eles enviarao para outro continente. O jeito eh aguardar.
Tem coisas, que soh acontecem comigo
terça-feira, 13 de abril de 2010
Um pouco de tudo
11/04
Essas viagens longas de onibus me matam. Peguei o onibus as 23hs e cheguei em Berlin as 9 da manha. Para variar, um frio da porra.
Ficarei no albergue Circus, muito bom e aconchegante, eh o melhor que fiquei por enquanto.
Tirei o dia para caminhar por Berlin, fui ateh a Beliner Dom, uma igreja antiga que foi bombardeada durante a 2 guerra mundial. Subir no domo foi mais tranquilo que na Sacre Cour. Em seguida fui na rua Under Den Linden, uma rua parecida com a Champs Elysses. O Portal do Branderbugo fica nessa rua, que foi construido no seculo 17. Ao lado fica o Reichstag, predio historico que tb foi bombardeado, possui uma bela cupula de vidro e hj eh o centro do poder na alemanha.
Caminhei mais um pouco e passei pelo memorial aos judeu mortos na Europa. Eh uma grande area cheia de blocos de concreto, parece um grande cemiterio.
Passei tambem pela Topografia do Terror, o lugar era o quartel general dos nazistas. Hoje estah demolido, mas tem uma galeria de fotos da epoca.
Na regiao central, eh possivel encontrar restos do muro de Berlin e fotos sobre a 2 guerra mundial e a guerra fria.
Essas viagens longas de onibus me matam. Peguei o onibus as 23hs e cheguei em Berlin as 9 da manha. Para variar, um frio da porra.
Ficarei no albergue Circus, muito bom e aconchegante, eh o melhor que fiquei por enquanto.
Tirei o dia para caminhar por Berlin, fui ateh a Beliner Dom, uma igreja antiga que foi bombardeada durante a 2 guerra mundial. Subir no domo foi mais tranquilo que na Sacre Cour. Em seguida fui na rua Under Den Linden, uma rua parecida com a Champs Elysses. O Portal do Branderbugo fica nessa rua, que foi construido no seculo 17. Ao lado fica o Reichstag, predio historico que tb foi bombardeado, possui uma bela cupula de vidro e hj eh o centro do poder na alemanha.
Caminhei mais um pouco e passei pelo memorial aos judeu mortos na Europa. Eh uma grande area cheia de blocos de concreto, parece um grande cemiterio.
Passei tambem pela Topografia do Terror, o lugar era o quartel general dos nazistas. Hoje estah demolido, mas tem uma galeria de fotos da epoca.
Na regiao central, eh possivel encontrar restos do muro de Berlin e fotos sobre a 2 guerra mundial e a guerra fria.
Rumo a Berlin
10/04
Ontem qdo estava indo embora vi uma cena bem fora do comum. Em algumas partes da cidade, tem um letreiro escrito I AMSTERDAM onde as pessoas ficam tirando fotos. Em uma praca perto do meu albergue, tinha um maluco tentando pixar esses letreiros. A policia nao conseguia tira-lo de lah e chamaram os bombeiros com um caminhao e uma escada para tentar tira-lo. Foi muita comedia e festa, a praca estava cheia de turistas e todo mundo tirando fotos e aplaudindo o maluco.
Hoje eh meu ultimo dia aqui, vou ter que ficar enrolando ateh as 11hs da noite, horario do meu onibus para Berlim. Agora sao 1:30 e estou no Vondelpark, olhando as pessoas brincando com os cachorros (todo mundo tem um aparelho para jogar a bolinha para o cachorro), pessoas correndo, um louco gritando Chermobyl. Vou terminar meu pirulito e vou para algum bar tomar uma saideira antes de ir embora. Na verdade a saideira eh uma desculpa para ir no banheiro.
Acreditaram neh?
Ontem qdo estava indo embora vi uma cena bem fora do comum. Em algumas partes da cidade, tem um letreiro escrito I AMSTERDAM onde as pessoas ficam tirando fotos. Em uma praca perto do meu albergue, tinha um maluco tentando pixar esses letreiros. A policia nao conseguia tira-lo de lah e chamaram os bombeiros com um caminhao e uma escada para tentar tira-lo. Foi muita comedia e festa, a praca estava cheia de turistas e todo mundo tirando fotos e aplaudindo o maluco.
Hoje eh meu ultimo dia aqui, vou ter que ficar enrolando ateh as 11hs da noite, horario do meu onibus para Berlim. Agora sao 1:30 e estou no Vondelpark, olhando as pessoas brincando com os cachorros (todo mundo tem um aparelho para jogar a bolinha para o cachorro), pessoas correndo, um louco gritando Chermobyl. Vou terminar meu pirulito e vou para algum bar tomar uma saideira antes de ir embora. Na verdade a saideira eh uma desculpa para ir no banheiro.
Acreditaram neh?
segunda-feira, 12 de abril de 2010
Heinekken Experience
09/04
Tanto aqui quanto na Franca, os cafes da manha eram gratis no albergue. Na Franca, era todo dia igual, Croissant, pao, geleia, manteiga e um suco muito ruim. Aqui pelo menos tem 3 tipos de suco para experimentar.
Comecei a manha indo para o museu de ciencia, nao era lah grande coisa, gastei menos de 1 h lah.
Como aqui eh a terra da Heinekken, decidi dar um pulo na fabrica e visitar o museu deles. Por enquanto, tem sido o melhor passeio que fiz na Europa...hehhe
Muito bem feito o museu, conta a historia da Heinekken e o processo de fabricacao da cerveja. O instrutor comecou a falar sobre o processo de fabricacao e nos mostrou os ingredientes que sao utiliyados e nos deu cevada para experimentar. Tem um gosto adocicado, gostoso ateh. Nos mostrou o lupu mas apenas para cheirar, mas antes de terminar de falar um ingles meteu as folhas na boca. O instrutor disse 'Beba agua o dia inteiro para tirar o gosto ruim da boca'. Depois fomos para uma sala para uma pequena degustacao com um copo de 200ml. Passamos por salas tematicas, com as propagandas, Ligas dos Campeoes. Antes de ir embora, tinhamos o direito de tomar 2 chopps de 400ml. Fiz amizade com 2 russos e 1 russa, eles estavam com pressa e me deram mais duas fichinhas de chopp.
Fui embora bem alegrinho.
Tanto aqui quanto na Franca, os cafes da manha eram gratis no albergue. Na Franca, era todo dia igual, Croissant, pao, geleia, manteiga e um suco muito ruim. Aqui pelo menos tem 3 tipos de suco para experimentar.
Comecei a manha indo para o museu de ciencia, nao era lah grande coisa, gastei menos de 1 h lah.
Como aqui eh a terra da Heinekken, decidi dar um pulo na fabrica e visitar o museu deles. Por enquanto, tem sido o melhor passeio que fiz na Europa...hehhe
Muito bem feito o museu, conta a historia da Heinekken e o processo de fabricacao da cerveja. O instrutor comecou a falar sobre o processo de fabricacao e nos mostrou os ingredientes que sao utiliyados e nos deu cevada para experimentar. Tem um gosto adocicado, gostoso ateh. Nos mostrou o lupu mas apenas para cheirar, mas antes de terminar de falar um ingles meteu as folhas na boca. O instrutor disse 'Beba agua o dia inteiro para tirar o gosto ruim da boca'. Depois fomos para uma sala para uma pequena degustacao com um copo de 200ml. Passamos por salas tematicas, com as propagandas, Ligas dos Campeoes. Antes de ir embora, tinhamos o direito de tomar 2 chopps de 400ml. Fiz amizade com 2 russos e 1 russa, eles estavam com pressa e me deram mais duas fichinhas de chopp.
Fui embora bem alegrinho.
Rembrandt
08/04
Complicado dormir nesse albergue, estou em um quarto para 16 pessoas, delas uns 10 sao espanhois e nao falam nada de ingles, apenas ficam bebendo e conversando o dia inteiro. Nao estou levando sorte com colegas de quarto,vai ser mais uma cidade com caminhadas solitarias.
Comprei um cartao que dah direito a entrar em qualquer museu. Resolvi passar primeiro no museu que tem o famoso quadro de Rembrandt, o Nigth Watch.
Incrivel, eh o mais belo quadro que vi ateh agora. Os efeitos que ele usou no quadro sao impressionantes, vc quase consegue pegar na mao do capitao da guarda.
Depois fui para o museu do Van Gogh, nao imaginava que ele tinha pintado tantos quadro em tao pouco tempo de 'servico'. Fico imaginando como que uma mente conturbada consegue criar quadros tao belos.
Pensei em ir visitar o museu de ciencia, mas teria que caminhar demais, resolvi pegar um passeio de barco pelos canais de Amsterdam. Belas paisagens mas o clima nao estava favorecendo. Muito vento.
Comecei a caminhar, novamente, no Vondelpark mas desisti qdo percebi que teria que andar mais de 1 hora para ir embora.
Como jah estava anoitecendo (21hs) ´passei em um coffe shop antes de ir para o albergue. Hoje os espanhois nao atrapalharao meu sono.
Complicado dormir nesse albergue, estou em um quarto para 16 pessoas, delas uns 10 sao espanhois e nao falam nada de ingles, apenas ficam bebendo e conversando o dia inteiro. Nao estou levando sorte com colegas de quarto,vai ser mais uma cidade com caminhadas solitarias.
Comprei um cartao que dah direito a entrar em qualquer museu. Resolvi passar primeiro no museu que tem o famoso quadro de Rembrandt, o Nigth Watch.
Incrivel, eh o mais belo quadro que vi ateh agora. Os efeitos que ele usou no quadro sao impressionantes, vc quase consegue pegar na mao do capitao da guarda.
Depois fui para o museu do Van Gogh, nao imaginava que ele tinha pintado tantos quadro em tao pouco tempo de 'servico'. Fico imaginando como que uma mente conturbada consegue criar quadros tao belos.
Pensei em ir visitar o museu de ciencia, mas teria que caminhar demais, resolvi pegar um passeio de barco pelos canais de Amsterdam. Belas paisagens mas o clima nao estava favorecendo. Muito vento.
Comecei a caminhar, novamente, no Vondelpark mas desisti qdo percebi que teria que andar mais de 1 hora para ir embora.
Como jah estava anoitecendo (21hs) ´passei em um coffe shop antes de ir para o albergue. Hoje os espanhois nao atrapalharao meu sono.
domingo, 11 de abril de 2010
Chegando em Amsterdam
07/04
Enquanto esperava o trem, fiz amizade com duas mineiras (trem, mineiras, merecia uma piada). Elas estao em uma viagem bem mais louca que a minha, totalmente sem rumo. Vao de uma cidade para outra e decidem na hora para onde continuarao, sem muito planejamento. Por um lado eh bom, pois vc nao fica preso em uma cidade caso nao goste ou o contrario. Mas tem o seu lado ruim tb, por exemplo, eu paguei 60 euros no ticket do trem para Amsterdam, elas pagaram 120 cada uma.
Como tem bicicleta nessa cidade, mal chegamos e quase fomos atropelados umas dez vezes. Vc vai andando na calcada e soh ouve o tlim tlim da campainha da bicicleta e sente o vento de alguem passando por vc muito rapido.
Nossos albergues ficam no centro, perto do distrito da luz vermelha e dos bares.
Durante a noite, fomos para um pub bem style tomar algumas cervejas. O pub era todo decorado com bonecos de bandas e de filmes. A cerveja pelo menos eh mais barata que em Paris.
Depois do pub fomos caminhar pelo distrito da luz vermelha, onde as garotas de programa ficam se exibindo em vitrines na rua.
Cada louco com seu gosto.
Enquanto esperava o trem, fiz amizade com duas mineiras (trem, mineiras, merecia uma piada). Elas estao em uma viagem bem mais louca que a minha, totalmente sem rumo. Vao de uma cidade para outra e decidem na hora para onde continuarao, sem muito planejamento. Por um lado eh bom, pois vc nao fica preso em uma cidade caso nao goste ou o contrario. Mas tem o seu lado ruim tb, por exemplo, eu paguei 60 euros no ticket do trem para Amsterdam, elas pagaram 120 cada uma.
Como tem bicicleta nessa cidade, mal chegamos e quase fomos atropelados umas dez vezes. Vc vai andando na calcada e soh ouve o tlim tlim da campainha da bicicleta e sente o vento de alguem passando por vc muito rapido.
Nossos albergues ficam no centro, perto do distrito da luz vermelha e dos bares.
Durante a noite, fomos para um pub bem style tomar algumas cervejas. O pub era todo decorado com bonecos de bandas e de filmes. A cerveja pelo menos eh mais barata que em Paris.
Depois do pub fomos caminhar pelo distrito da luz vermelha, onde as garotas de programa ficam se exibindo em vitrines na rua.
Cada louco com seu gosto.
Impressoes de Paris
Paris eh uma cidade elegante, com suas vias largas e calcadas estreitas onde os pedestres disputam lugar com as cadeiras dos cafes e bares.
Paris eh tambem um livro de historia aberto, com seus imensos jardins e palacios. Enfase para os periodos da monarquia dos Bourbons e ao imperialismo de Napoleao.
Em Paris ha um acumulo de pessoas e linguas, nunca ouvi tantas linguas diferentes ao mesmo tempo.
- Meninas, vcs estao OUT com essas calcas que parecem q estao cagadas. As mulheres em Paris nao as usam mais, agora quem usa sao os 'homens'. Nao, nao comprei uma.
- Eu vi um pixador em uma estacao do metro a noite. Ele estava com uma garrafa de frisante na mao e melhor vestido do que eu.
- Povo nao tem muita educacao nao, furam a fila na cara dura.
- A agua mineral eh barata no supermercado, mas tem um gosto muito estranho.
- Ninguem me tratou mal qdo eu falei ingles. Serah que o motivo eh q sempre eu estava comprando alguma coisa?
- 8 ou 80. As mulheres sao muito bem arrumadas e elegantes ou sao totalmente largadas.
Paris eh tambem um livro de historia aberto, com seus imensos jardins e palacios. Enfase para os periodos da monarquia dos Bourbons e ao imperialismo de Napoleao.
Em Paris ha um acumulo de pessoas e linguas, nunca ouvi tantas linguas diferentes ao mesmo tempo.
- Meninas, vcs estao OUT com essas calcas que parecem q estao cagadas. As mulheres em Paris nao as usam mais, agora quem usa sao os 'homens'. Nao, nao comprei uma.
- Eu vi um pixador em uma estacao do metro a noite. Ele estava com uma garrafa de frisante na mao e melhor vestido do que eu.
- Povo nao tem muita educacao nao, furam a fila na cara dura.
- A agua mineral eh barata no supermercado, mas tem um gosto muito estranho.
- Ninguem me tratou mal qdo eu falei ingles. Serah que o motivo eh q sempre eu estava comprando alguma coisa?
- 8 ou 80. As mulheres sao muito bem arrumadas e elegantes ou sao totalmente largadas.
Rumo a Amsterdam
07/04
Levei sorte. Hoje apareceram 2 colegas de quarto, mal chegaram e jah deixaram tudo uma yona. A hospodegem foi boa, dormi bem. Meus colegas de quarto foram 1 chines ninja (sumia e desaparecia sem ninguem perceber), 2 suecas antipaticas e resfriadas
(soh conversavam entre elas) e 1 ucraniano falador e com ingles incompreensivel.
Agora, rumo a estacao central, esperar 3 horas pelo trem.
Levei sorte. Hoje apareceram 2 colegas de quarto, mal chegaram e jah deixaram tudo uma yona. A hospodegem foi boa, dormi bem. Meus colegas de quarto foram 1 chines ninja (sumia e desaparecia sem ninguem perceber), 2 suecas antipaticas e resfriadas
(soh conversavam entre elas) e 1 ucraniano falador e com ingles incompreensivel.
Agora, rumo a estacao central, esperar 3 horas pelo trem.
sexta-feira, 9 de abril de 2010
Maratona de Ultimo Dia
06/04
Quando acordei , eh que me dei conta q hj seria meu ultimo dia util em Paris.
Pela manh fui para o Hospital dos Invalidos, um museu sobre todas as guerras em que a Franca se envolveu. Os pontos altos foram as armaduras medievais e o museul audiovisual do Charles de Gaule.
Depois do almoco fui ateh o Jardim de Luxemburgo, um parque gigantesco, onde os franceses vao tomar banho de sol, estudar ou apenas tomar um bom vinho.
No meio da tarde, fui ateh o cemiterio onde Oscar Wilde e Jim Morrison estao enterrados. So fui ao tumulo do Jim, o cemiterio eh gigante e jah estava cansado de tanto andar.
No final da tarde fui ateh a Torre Eiffel, tirei varias fotos. O complicado foi ficar mais de 1 hora na fila para poder subir na Torre e ainda assim, soh foi possivel subir ateh o segundo andar.
E lah eu fiquei, durante a noite, admirando aquela vista linda....
Quando acordei , eh que me dei conta q hj seria meu ultimo dia util em Paris.
Pela manh fui para o Hospital dos Invalidos, um museu sobre todas as guerras em que a Franca se envolveu. Os pontos altos foram as armaduras medievais e o museul audiovisual do Charles de Gaule.
Depois do almoco fui ateh o Jardim de Luxemburgo, um parque gigantesco, onde os franceses vao tomar banho de sol, estudar ou apenas tomar um bom vinho.
No meio da tarde, fui ateh o cemiterio onde Oscar Wilde e Jim Morrison estao enterrados. So fui ao tumulo do Jim, o cemiterio eh gigante e jah estava cansado de tanto andar.
No final da tarde fui ateh a Torre Eiffel, tirei varias fotos. O complicado foi ficar mais de 1 hora na fila para poder subir na Torre e ainda assim, soh foi possivel subir ateh o segundo andar.
E lah eu fiquei, durante a noite, admirando aquela vista linda....
terça-feira, 6 de abril de 2010
Passeio Religioso
05-04
Hoje foi um dia para me virar sozinho, meus primos foram embora para Nantes. Resolvi fazer um tour religioso, mas antes precisava comprar mais uma jaqueta, senao minhas roupas quentes jah comecariam a andar sozinhas. Na verdade, minha calca jeans quase saiu correndo essa manha.
Nao mencionei no post anterior, mas ontem durante a visita no Louvre, na sala da coroa do Napoleao, um alarme comecou a tocar mas parecia um alarme de incendio. Nisso, a porta da sala que estavamos se fechou, ficamos lah uns 10 minutos sem saber o que fazer depois que o alarme parou de disparar. Depois nos liberaram, alguem deve ter mexido onde nao devia. Hoje, saindo da loja com a jaqueta, o alarme disparou novamente. Lah veio o seguranca com toda a educacao francesa. "O que tem na mala?" "Cade o comprovante de compra?" etc...no final deu tudo certo, a moca do caixa esqueceu de tirar um dos trocentos alarmes. "Pardon Monsieur" uma ova.
Voltando, acabei indo primeiro na igreja do Sagrado Coracao (Sacre Coeur) e Note Drame, duas igrejas belissimas. A Sacre Coeur foi construida em um dos pontos mais altos de Paris e possui um Dome, onde eh possivel subir e ter uma vista maravilhosa da cidade. O complicado eh subir as escadinhas, aquelas escadinhas que vao subindo em voltinhas. Muito sufocante, quem tem claustofrobia ou labirintite nao pode subir. Eu quase desisti, mas pensei nos euros que gastei para subir e continuei em frente. Me falaram que no Vaticano vai ser pior.
Para terminar o dia, caminhei pela Latin Quarter saboreando um chopp de leve. Na verdade foram dois...
Hoje foi um dia para me virar sozinho, meus primos foram embora para Nantes. Resolvi fazer um tour religioso, mas antes precisava comprar mais uma jaqueta, senao minhas roupas quentes jah comecariam a andar sozinhas. Na verdade, minha calca jeans quase saiu correndo essa manha.
Nao mencionei no post anterior, mas ontem durante a visita no Louvre, na sala da coroa do Napoleao, um alarme comecou a tocar mas parecia um alarme de incendio. Nisso, a porta da sala que estavamos se fechou, ficamos lah uns 10 minutos sem saber o que fazer depois que o alarme parou de disparar. Depois nos liberaram, alguem deve ter mexido onde nao devia. Hoje, saindo da loja com a jaqueta, o alarme disparou novamente. Lah veio o seguranca com toda a educacao francesa. "O que tem na mala?" "Cade o comprovante de compra?" etc...no final deu tudo certo, a moca do caixa esqueceu de tirar um dos trocentos alarmes. "Pardon Monsieur" uma ova.
Voltando, acabei indo primeiro na igreja do Sagrado Coracao (Sacre Coeur) e Note Drame, duas igrejas belissimas. A Sacre Coeur foi construida em um dos pontos mais altos de Paris e possui um Dome, onde eh possivel subir e ter uma vista maravilhosa da cidade. O complicado eh subir as escadinhas, aquelas escadinhas que vao subindo em voltinhas. Muito sufocante, quem tem claustofrobia ou labirintite nao pode subir. Eu quase desisti, mas pensei nos euros que gastei para subir e continuei em frente. Me falaram que no Vaticano vai ser pior.
Para terminar o dia, caminhei pela Latin Quarter saboreando um chopp de leve. Na verdade foram dois...
segunda-feira, 5 de abril de 2010
Dia do Louvre
04/04
Domingao de Pascoa, dia de conhecer o tal do Louvre. Promessa de casa cheia, pois alem de ser Domingo a entrada eh de graca.
O Museu do Louvre eh muito ghrande, nao tem como visitar todas as obras de arte, torna-se cansativo. Comecamos pela ala das esculturas. Procurei ir devagar, procurando admirar cada detalhe da obra. Depois de uma hora eu jah estava cansado. Tentei ir devagar durante as antiguidades egipicias e gregas, depois nao tivemos mais paciencia, na verdade soh eu estava teimando em ir devagar, meus primos jah tinham desistido durante as esculturas. Passamos, entao, a visitar somente as obras mais conhecidas, como a Venus de Milo, quadro do Pierrot, quadro da Revolucao Francesa (aquela da mulher com o seio de fora e com a bandeira da Franca na mao) e por ultimo, Monalisa. Sinceramente, acheio meio sem sal esse quadro.
Eu acredito que existem dois tipos de brasileiros no exterior, os que saem na rua com camisas, blusas do Brasil e os que ignoram totalmente o Brasil. Enquanto estavamos vendo a Venus de Milo, um casal de brasileiros comecou a se perguntar onde estava a placa da descricao da Venus, virei para eles e falei em portugues. "Fica ali do outro lado da multidao", o rapaz se vira para mim e fala "Thank you very much" com um sotaque baiano, soh faltou um "my king" no final.
Depois que saimos do museu, passamos pela Praca La Concorde, onde os prisioneiros eram decapitados na guilhotinha durante a Revolucao Francesa e caminhamos pela Champs Elysess ateh chegar no Arco do Triunfo. Da-lhe caminhada.
A noite tomei balao dos meus primos, iamos na Torre Eiffel mas eles nao apareceram, tomaram vinho e acabaram dormindo (sei). Acabei indo sozinho, a Torre estava linda, com suas luzes durante a noite, mas nao rolou subir. Muito frio e muita fila. Vai ficar para outro dia, se der tempo.
Domingao de Pascoa, dia de conhecer o tal do Louvre. Promessa de casa cheia, pois alem de ser Domingo a entrada eh de graca.
O Museu do Louvre eh muito ghrande, nao tem como visitar todas as obras de arte, torna-se cansativo. Comecamos pela ala das esculturas. Procurei ir devagar, procurando admirar cada detalhe da obra. Depois de uma hora eu jah estava cansado. Tentei ir devagar durante as antiguidades egipicias e gregas, depois nao tivemos mais paciencia, na verdade soh eu estava teimando em ir devagar, meus primos jah tinham desistido durante as esculturas. Passamos, entao, a visitar somente as obras mais conhecidas, como a Venus de Milo, quadro do Pierrot, quadro da Revolucao Francesa (aquela da mulher com o seio de fora e com a bandeira da Franca na mao) e por ultimo, Monalisa. Sinceramente, acheio meio sem sal esse quadro.
Eu acredito que existem dois tipos de brasileiros no exterior, os que saem na rua com camisas, blusas do Brasil e os que ignoram totalmente o Brasil. Enquanto estavamos vendo a Venus de Milo, um casal de brasileiros comecou a se perguntar onde estava a placa da descricao da Venus, virei para eles e falei em portugues. "Fica ali do outro lado da multidao", o rapaz se vira para mim e fala "Thank you very much" com um sotaque baiano, soh faltou um "my king" no final.
Depois que saimos do museu, passamos pela Praca La Concorde, onde os prisioneiros eram decapitados na guilhotinha durante a Revolucao Francesa e caminhamos pela Champs Elysess ateh chegar no Arco do Triunfo. Da-lhe caminhada.
A noite tomei balao dos meus primos, iamos na Torre Eiffel mas eles nao apareceram, tomaram vinho e acabaram dormindo (sei). Acabei indo sozinho, a Torre estava linda, com suas luzes durante a noite, mas nao rolou subir. Muito frio e muita fila. Vai ficar para outro dia, se der tempo.
domingo, 4 de abril de 2010
Dia de Versalles
03/04
O dia comecou tranquilo, acorde as 7hs e as 10:30 jah estava se encontrando com meus primos para irmos ao Palacio de Versalhes.
Chegando lah, encontramos filas e mais filas, mas no final acabou valendo a pena.
O Palacio de Versalhes eh o simbolo da prosperidade e decadencia da monarquia francesa. Varias palavras podem descrever Versalhes, grandeza, luxuria, extravagancia. Para ser simples, o lugar eh lindo, com mais de 700 quartos e salas demonstrando toda a arte decorativa (?) da epoca.
Mas o que realmente chama atencao em Versalhes sao os seus jardins, imensos, belos, com mais de 20 fontes e 300 hectares.
Tudo foi perfeito, mas o tempo nao ajudou muito, estava um frio da porra. Chuva, vento, garoa, vento. Se eu nao pegar uma gripe hoje, nao pegarei jamais.
Depois de andar um monte por Versalhes, fomos para a igreja de Notre Dame, mas estava fechada por causa da Pascoa. Acabamos fazendo apenas algumas comprinhas.
Hoje no meu quarto apareceu um ucraniano, que como diz minha mae, fala mais que o homem da cobra. Mas eh muito dificil entender o ingles dele. Ele me perguntou se as fontes estavam funcionando (Were the fountains working?) e eu entendi se os fantasmas estavam andando (!!!) (Were the phatons walking?). Respondi que nao estavam andando, soh depois que entendi o contexto da pergunta.
Tentarei colocar fotos amanha.
O dia comecou tranquilo, acorde as 7hs e as 10:30 jah estava se encontrando com meus primos para irmos ao Palacio de Versalhes.
Chegando lah, encontramos filas e mais filas, mas no final acabou valendo a pena.
O Palacio de Versalhes eh o simbolo da prosperidade e decadencia da monarquia francesa. Varias palavras podem descrever Versalhes, grandeza, luxuria, extravagancia. Para ser simples, o lugar eh lindo, com mais de 700 quartos e salas demonstrando toda a arte decorativa (?) da epoca.
Mas o que realmente chama atencao em Versalhes sao os seus jardins, imensos, belos, com mais de 20 fontes e 300 hectares.
Tudo foi perfeito, mas o tempo nao ajudou muito, estava um frio da porra. Chuva, vento, garoa, vento. Se eu nao pegar uma gripe hoje, nao pegarei jamais.
Depois de andar um monte por Versalhes, fomos para a igreja de Notre Dame, mas estava fechada por causa da Pascoa. Acabamos fazendo apenas algumas comprinhas.
Hoje no meu quarto apareceu um ucraniano, que como diz minha mae, fala mais que o homem da cobra. Mas eh muito dificil entender o ingles dele. Ele me perguntou se as fontes estavam funcionando (Were the fountains working?) e eu entendi se os fantasmas estavam andando (!!!) (Were the phatons walking?). Respondi que nao estavam andando, soh depois que entendi o contexto da pergunta.
Tentarei colocar fotos amanha.
sexta-feira, 2 de abril de 2010
Malas Prontas, rumo ao aeroporto
01/04 - 02/04 - Curitiba - Rio - Lisboa - Paris
E eu pensando que a viagem ocorreria sem maiores problemas. Nossa saida estava programada para as 18:41 de Curitiba, chegando as 20hs no Rio para embarcar as 22:20 para Lisboa.
Para variar, nosso voo saiu de Curitiba as 20hs e chegamos no Rio as 21:40. Como ainda tinhamos 40 minutos para pegarmos o voo, estavamos tranquilos.
Andando pelo saguao ouvimos a voz metalica do altofalante pronuncinando o apocalipse 'Voo 0188 TAP para Lisboa, ULTIMA CHAMADA'.
'Pronto, os caras estao indo sem a gente' pensei assim que comecei a correr igual a um condenado. Chegamos no balcao de check-in e nao tinha ninguem para nos atender, ateh que surgiu uma mulher com um radinho falando 'Apareceram os dois ultimos faltantes'.
Ateh que foi engracado ver os funcionarios correndo contra o tempo para nos botar no aviao.
Enfim, as 22:30 levantamos voo.
Gostei do aviao, confortavel. Unico problema foi com os filmes, era possivel assistir 5 filmes diferentes, mas nao tinhamos a opcao de comecar a assistir um, parar e comecar a assistir outro. Os filmes eram passados simultaneamente e se mudassemos de filme, boa parte jah teria passado. Coisa de portugues, falando nisso, toda vez que eles falavam alguma coisa eu ficava esperando que a frase terminasse em piada.
Chegando em Lisboa, pensei que seriamos sabatinados na imigracao, mas ocorreu tudo bem.
Finalmente, as 16hs, chegamos em Paris. Depois que a namorada do meu primo me ensinou as artimanhas do metro, me despedi dos pombinhos e fui a procura do meu hostel com o meu mapa.
Estou ficando no Oops, na avenida Les Gobelins que sempre confundo com Goblins. O hostel eh bacaninha, tem internet e cafe da manha de graca. Meu quarto eh para 4 pessoas mas nessa primeira noite dormirei sozinho, muito bom, principalmente pq estou podre da viagem e preciso descansar.
Acordei as 22hs com fome e resolvi caminhar, para comer alguma coisa, pensei em comer algo tipico da Franca. Acabi parando no McDonalds mesmo.
E eu pensando que a viagem ocorreria sem maiores problemas. Nossa saida estava programada para as 18:41 de Curitiba, chegando as 20hs no Rio para embarcar as 22:20 para Lisboa.
Para variar, nosso voo saiu de Curitiba as 20hs e chegamos no Rio as 21:40. Como ainda tinhamos 40 minutos para pegarmos o voo, estavamos tranquilos.
Andando pelo saguao ouvimos a voz metalica do altofalante pronuncinando o apocalipse 'Voo 0188 TAP para Lisboa, ULTIMA CHAMADA'.
'Pronto, os caras estao indo sem a gente' pensei assim que comecei a correr igual a um condenado. Chegamos no balcao de check-in e nao tinha ninguem para nos atender, ateh que surgiu uma mulher com um radinho falando 'Apareceram os dois ultimos faltantes'.
Ateh que foi engracado ver os funcionarios correndo contra o tempo para nos botar no aviao.
Enfim, as 22:30 levantamos voo.
Gostei do aviao, confortavel. Unico problema foi com os filmes, era possivel assistir 5 filmes diferentes, mas nao tinhamos a opcao de comecar a assistir um, parar e comecar a assistir outro. Os filmes eram passados simultaneamente e se mudassemos de filme, boa parte jah teria passado. Coisa de portugues, falando nisso, toda vez que eles falavam alguma coisa eu ficava esperando que a frase terminasse em piada.
Chegando em Lisboa, pensei que seriamos sabatinados na imigracao, mas ocorreu tudo bem.
Finalmente, as 16hs, chegamos em Paris. Depois que a namorada do meu primo me ensinou as artimanhas do metro, me despedi dos pombinhos e fui a procura do meu hostel com o meu mapa.
Estou ficando no Oops, na avenida Les Gobelins que sempre confundo com Goblins. O hostel eh bacaninha, tem internet e cafe da manha de graca. Meu quarto eh para 4 pessoas mas nessa primeira noite dormirei sozinho, muito bom, principalmente pq estou podre da viagem e preciso descansar.
Acordei as 22hs com fome e resolvi caminhar, para comer alguma coisa, pensei em comer algo tipico da Franca. Acabi parando no McDonalds mesmo.
quinta-feira, 1 de abril de 2010
O Grande DIA
Eh hoje, as 18:41 eu saio de Curitiba rumo ao Velho Mundo.
Como todo brasileiro, deixei algumas coisitas para a ultima hora. Resultado: Jah percorri mais de 30km hoje pela manha e ainda restam algumas coisas.
Realmente, nao aprendo.
Como todo brasileiro, deixei algumas coisitas para a ultima hora. Resultado: Jah percorri mais de 30km hoje pela manha e ainda restam algumas coisas.
Realmente, nao aprendo.
Assinar:
Postagens (Atom)