segunda-feira, 23 de junho de 2008

Caminho para a Escola

Quarta-Feira 12/06
Gasto por dia 45 minutos para sair de casa e ir para a escola. Passo esse tempo lendo um livro (obrigado Silvia), fazendo licao de casa, conversando com o mexicano que esta na mesma casa que eu ou fico lendo jornal.

Durante o trajeto eh possivel identificar a diferenca entre um pais do primeiro mundo e um do terceiro. Enquanto 1/3 das pessoas no Canada leem um livro no onibus/metro, raramente isso ocorre no Brasil.

Em Toronto, ha um jornal que eh gratuito, voce pode pega-lo em qualquer estacao de metro. As noticias nao sao tao profundas, perde ate para o Tribuna do Parana, mas eh bom para ver o que acontece na cidade e acompanhar a Euro Copa.
Esse jornal possui passatempos interessantes, Sudoku e palavras-cruzadas. Como palavras-cruzadas eh dificil pra caramba, fui forcado a aprender a jogar Sudoku. Ja tentaram me convencer no passado mas nao cedi, agora estou viciado em jogar Sudoku, eu sabia que isso nao iria dar certo.


Unica palavra que acertei ate hoje no jogo de palavras-cruzadas.

Let's Go Blue Jays, Let`s Go!!!

Terca-Feira 11/06
Hoje foi dia de Baseball, esporte pouco conhecido no Brasil mas eu gosto, sempre jogava no videogame quando era pequeno.

O estadio Sky Dome eh muito famoso, o teto pode fechar ou abrir dependendo do clima, semelhante à Arena de Munique. O Estadio eh gigante, havia varios lugares vazios mas mesmo assim o publico pagante foi de 36 mil pessoas.
Como eu jogava no videogame quando era mais novo, eu sabia as regras do jogo mas a maioria dos brasileiros que foram ao estadio conosco nao sabiam e a cada jogada eu tinha que ficar explicando o que havia ocorrido.

O jogo foi entre Toronto e Seattle, faz umas 8 partidas que o time de Toronto nao ganha, olha so, me lembrei do Parana Clube novamente, estranho...

No time de Seattle joga um japones que eh super famoso no Japao, o nome dele eh Ichiro. Havia varias japonesas no estadio com cartazes escrito "Nos te amamos Ichiro". Toda hora que ele se preparava para rebater uma bola todos os japoneses no estadio gritavam. Havia um japones atras da gente que gritava bem alto e bem estranho "I-CHI-RRRRO!!!!· Era assim toda jogada, mas uma hora Ichiro errou a jogada e saiu do jogo eu gritei bem alto imitando o japones atras da gente. Uma galera bateu palmas e deu risada, pois o Ichiro estava acabando com o jogo para o Seattle.

O estadio eh de primeira, o jogo interessante, mas a torcida....decepcionante, sem animo, nao gritavam. Tentamos fazer Ola umas 5 vezes e ninguem acompanhava. Apenas umas criancas gritavam " Let's Go Blue Jays, Let`s Go!!!", mas era uma musiquinha tao chata e irritante, ate a torcida do Parana Clube faz mais barulho.

Felizmente, o Blue Jays ganhou de 3 a 0, a camiseta do Parana deu sorte, apesar que eles ja perderam umas 4 vezes depois desse jogo. heheheh.





Enchendo Linguica

Segunda-Feira 09/06



Hoje o dia foi normal, pela manha aula de gramatica com a Fammy, ela eh de Bangladesh e estah no Canada a 6 anos e fala umas 5 linguas fora os dialetos, e a tarde eu tive aula de conversacao com Tom, um "nativo". Tom eh um cara muito engracado e eh sofredor tambem, ele torce pelo time de hoquei de Toronto mas o problema eh que o ultimo campeonato que esse time ganhou foi em 1970....engracado, me lembrei do Parana Clube agora, estranho.

Curiosidades
No Canada, os nativos nao ligam muito para a universidade (pelo menos em Toronto), muito deles terminam o segundograu e ficam por ai, eles nao tem uma visao muito gananciosa nesse quesito, apenas arranjam um emprego que os sustente, nada mais. Enquanto isso, as universidades sao tomadas pelos imigrantes.

Falando em imigrantes, eh impressionando a miscelania que eh Toronto, existem varias comunidades tipo Pequena Italia, Pequena Portugal, Pequeno Brasil, Pequena Grecia...muitos paises. No metro ou no onibus eh possivel ouvir diversas linguas.

Falando em onibus, todos funcionam com energia eletrica, mas nao sao confortaveis, sao muito pequenos e lentos, eles param em cada esquina.

Na minha opiniao, os canadenses sofrem de algum tipo de complexo de inferioridade, tudo que eles possuem eh o melhor do mundo, eles agem assim provalmente por serem sempre deixados em segundo plano enquanto toda a atencao eh sempre voltada para os USA.
Eles parecem narradores da Globo comentando as estatisticas do jogo, por exemplo, " O Fluminense nunca perdeu para o Sao Paulo jogando de meias verdes em uma quarta-feira no Rio de Janeiro e de noite."
Eles enchem o peito para dizer que o Canada eh o segundo maior pais do mundo, a frente dos EU
A, possui catarata maior que dos EUA, possui a maior torre do mundo....essas coisas












sexta-feira, 20 de junho de 2008

Agua Congelante

Domingo - o8/06
Hoje marcamos de conhecer a `praia`, na verdade eles colocaram um monte de areia na beira do lago e chamam de praia.

O dia comecou interessante, durante o cafe da manha. Quando cheguei na mesa para tomar o cafe encontrei o meu prato com os seguintes items : Um ovo cozido, 6 fatias de pao tostado e feijao. O feijao estava em um tipo de molho com um monte de cebola.
Olhei para aquilo e pensei
`Estava demorando`
Quando comecei a comer, minha anfitria apareceu e disse.
`Hoje eu fiz feijao porque eu sei que brasileiros adoram feijao`
Respondi
`Realmente, adoramos feijao. Mas nao no cafe da manha `
Na verdade soh respondi a primeira parte, a segunda ficou apenas em meu pensamento.

Voltando, o dia estava muito quente, fiquei de bermuda e camiseta regata e cheguei a ate ficar um pouco vermelho por causa do sol. A praia nao eh la essas coisas, tem um terreno muito grande cheio de areia. Nao tinha quase ninguem nessa parte, caminhamos ate a agua e resolvi colocar os pes na agua. Foi uma ma ideia, a agua estava muito fria, quase congelando.

Ainda na praia, fomos para o outro lado, onde tinha um agito. Nesse lado havia dezenas de quadras de volei de areia e estava lotado, muita gente jogando volei e ate um campeonato estava rolando.
Estavam comigo na praia, Monica (mexicana), Oscar (mexicano), Celso (brasileiro), Miku(japonesa) e Takashi (japones). Esses dois japoneses sao muito engracados, eles nao falam muito bem ingles, e conversamos na maior parte do tempo com mimicas. Se a gente fala algo para eles do tipo `Vamos tomar sorvete?` eles respondem `Ohhh sorvete, sim...legal` ou `Voce viu onde o Oscar esta?` eles respondem `Ohhh Oscar, yeah yeah`...heheh, sao um sarro

Depois de todo esse esforco, o calor sufocante, a garganta secou novamente. Fomos ao Dundas Square, la tem um Hard Rock cafe, muito bonito, foi bom para tomar uma cerveja e dar muita risada.
Essa foi minha terceira, na verdade a do post anterior foi a segunda e nao terceira.







Dia de Compras


Sabado - 07/06


Hoje resolvemos realizar algumas compras em um shopping onde os produtos sao muito baratos.

O problema eh que o lugar era muito longe, mas longe mesmo. Levamos 2hs para chegar lah, mas valeu a pena.

Na ida fomos de metro, na volta pegamos o streetcar (uma especie de bondinho) pois queriamos conhecer essa parte da cidade (fica na parte oeste da cidade, de frente para o lago). Eh uma das partes mais antias da cidade, possui alguns predios historicos e muito, mas muito muquifo. Eh uma parte feia da cidade.

Na cidade voce nao muito muitos moradores de rua, o que mais tem sao alguns idosos com problemas mentais e alguns jovens que levam uma vida meio hippie. Outra coisa que voce nao ve na rua sao cachorros vagabundos e criancas, esse eh um grande problema aqui, a populacao nao eh jovem.


quarta-feira, 18 de junho de 2008

Festa Asiatica

Sexta-Feira 06/06 A sexta-feira iniciou normalmente mas apos o almoco um grupo de coreanos, que dividem uma casa aqui, convidou todos da escola para uma festa na casa deles. A festa comecaria as 5hs da tarde e como a aula terminaria as 2:30, eu e mais dois amigos resolvemos dar uma volta pela cidade. Hoje foi o dia mais quente que eu presenciei aqui, estava em torno de 35 graus, mas eh um calor diferente, nao eh umido como no Brasil, aqui eh um calor sufocante, seco e muito abafado. Devido a isso a garganta secou. Encontramos um pub e fomos tomar uma cerveja (minha terceira cerveja). Em geral, os imigrantes que trabalham atendendo o publico sao amigaveis, mais ate que os proprios canadenses, o problema eh ficar pagando TIP (gorjeta) toda hora.

Aqui no Canada, todos devem tirar os sapatos para entrarem nas casas, eh o costume deles. A festa foi bacana, todos de meia, conheci um monte de asiaticos. Havia uma menina que nem parecia japonesa, pois ela era muito espontanea, abracava todo mundo e cumprimentava todo mundo como fazemos no Brasil, com um beijo no rosto. Em geral, as asiaticas sao muito timidas. No fim da festa eu e um mexicano ficamos falando sobre a nossa cultura, principalmente em relacao as mulheres. A cada coisa que falavamos, eles faziam "Ohhhhh". Ensinamos algumas palavras para eles, muito engracado, mas m esmo assim ficamos sem aprender palavroes em coreano.


segunda-feira, 9 de junho de 2008

Primeira cerveja!!!!

Quinta-Feira - 05/06
Ao mesmo tempo que acho os coreanos interessantes, tenho pena deles. Estava conversando com as coreanas e elas me contaram que durante o segundo grau eles estudam das 7hs da manha ate as 10hs da noite, isso quando eles nao permanecem estudando na biblioteca apos a aula. A unica liberdade que eles possuem eh nessa viagem que eles realizam para o Canada.
Eles sao muito inteligentes, quando eles ouvem uma palavra diferente, vao direto para os dicionarios eletronicos verificar o significado daquela palavra.
Hoje conhemos mais duas mexicanas, apos a aulta fomos visitar um castelo mas estava fechado e como era aniversario da Suzy (uma das novas mexicanas) resolvemos ir a um pub comemorar.
Apos 5 dias eu experimentei uma cerveja canadense, ate que eh boa, mas e tao cara que doi.
Constatacao: vai ser muito dificil ficar bebado aqui.....
Foto do pub....



Museu

Quarta-Feira - 04/06
Aula normal durante a manha, como falei antes, eh muito interessante estudar ingles com os asiaticos (tem varios na escola), voce aprende muitas coisas sobre uma cultura totalmente diferente. Jina, trabalha como professora em uma companhaia na Coreia do Sul, quando perguntamos o que ela ensina na companhia, ela ficou toda sem jeito e nao quis falar, parecia algo meio proibido de comentar. Durante o intervalo, eu e Monica (mexicana) queriamos saber como se fala alguns palavroes em coreano, ficamos uma meia-hora insistindo e nada, apos, um professor que casou com uma coreana comentou que realmente eles dificilmente falam um palavrao pq eh totalmente proibido.
Apos a aula, fomos ao museu, nas quartas-feiras nao precisa pagar entrada apos as 16:00. Foi muito divertido, o museu è gigantesco, tirei algumas fotos mas as mais engracadas ficaram na camera de um amigo brasileiro,tiramos uma foto imitando a linha de evolucao do homem. Mesmo passeando com varios brasileiros e mexicanos, nos sempre conversamos em ingles.
Uma foto da famosa torre do canada, a CN Tower


Asiaticos

Terca-Feira - 03/06 Primeiro dia de aula propriamente dito, entrei no nivel 9 da escola, bom, um dos ultimos. Na minha turma so tem asiaticos, sao 4 coreanos e 1 japones. Os coreanos sao a Sue, a May, a Jina e o Charles, Koname eh o japones. Ainda nao descobri porque os coreanos gostam de usar nomes americanos, vou perguntar isso da proxima vez. Os 4 coreanos sao jovens, entre 20 e 25 anos e irao passar mais de 6 meses aqui no Canada, Koname eh um senhor que era professor no Japao, largou o emprego e veio juntamente com a esposa estudar ingles no Canada. Pela manha temos aula de gramatica e a tarde conversacao. Os coreanos sao muito interessantes, principalmente as mocas, durante a minha apresentacao qualquer coisa que eu falasse sobre o que eu faco no Brasil elas ficavam falando juntas "Ahhhhhh" " Ohhhhh"....muito engracao, ate parece que eh ensaiado. Apos a aula eu fui novamente caminha na Dundas, muito legal. Foto da praca de Dundas....







Primeiro dia de aula

Segunda-Feira - 02/06

Primeiro dia de aula, na verdade foi apenas um teste para descobrir em qual nivel eu entrarei no curso. Foi um teste normal seguido de um speaking.
Apòs o teste, conheci 2 brasileiros (Rinaldo e Celso) e 1 mexicano (Hallash) e resolvemos passear pelo centro de Toronto.
Para se locomover tranquilamente de um lado para outro em Toronto eh necessario comprar um metro pass, que lhe permite andar de metro e onibus durante um mes inteiro, bem baratinho, 100 dolares.

Apos pegarmos o metro, descemos na estacao Dundas, o lugar mais badalado de Toronto, uma especie de Times Square canadense. Andando pela rua, encontramos varias lojas, muitas, mas muitas lojas mesmo, andamos ate chegarmos no Lago, de là fomos ate o Sky Dome, estadio de baseball. Passamos pela estacao central, muito lindo (as fotos estarao disponiveis depois).
Aqui em Toronto existem galerias subterraneas conhecidas como PATH, sao galerias com varias lojas e possuem praticamente 27km de extensao, gigante mesmo.

Devido ao tempo, parecia que eu estava em Curitiba, um ceu cinza, um vento chato....

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Domingo com a familia

Domingo - 01/06
Cheguei podre da viagem, alem do fato de ser longa (11hs) ficar sentado sempre na mesma posicao eh horrivel. Nao dormi nada, tanto que deu para assistir Shine of a Light (do Martin Scorcese sobre osrolling stones) e Los Angeles Cidade Proibida.
Chegar na casa onde eu ficarei foi tranquilo, peguei um taxi sem maiores problemas. Cheguei e capotei. Acordei somente as 16:00hs (havia chego 09:00)
A familia onde estou hospedado eh de jamaicanos, sao bacanas, tanto que ontem eu fui com eles visitar um primo,Devan, em uma outra cidade aqui perto Brompton ( acho que esse eh o nome)
Fui muito bem recebido pela familia, ateh experimentei uma bebida tipica da jamaica ( cachaca deles), forte pra caramba, 60% de alcool. Me falaram que na Jamaica essa bebida possui 100%, sei la.
O Devan eh um chefe de cozinha, eu ja havia jantado e ele me fez comer mais uma vez la, estou engordando muito aqui.
Eles gostam muito de musica, quando cheguei estava tocando varias musicas jamaicanas, de repente comecou a tocar Henrique Iglesias, o dono da casa olhou para mim e disse:
"Se sentindo em casa agora hein man????"
Como uma boa visita, apenas concordei, hehehehe...
uma foto, na frente do Museu de Toronto....eu e meus amigos brasileiros e mexicanos.


Via Crucis

Sabado - 31/05 - Manha

Tudo comecou no sabado pela manha, quando resolvi ligar na TAM para saber mais algumas informacoes a respeito do meu voo, acabei descobrindo que o voo havia sido adiantado em uma hora, com isso houve aquela correria enorme durante a manha. Chegando no aeroporto, durante o check-in mais um problema, devido a explosao de uma estrela houve uma forte emissao de raios cosmicos que atingiram Marte semana passada e acabaram ocasionando uma interferencia nos sistemas da TAM e a garota nao conseguiu emitir meu bilhete, resumo, proximo voo apenas 16:40, pelo menos fiquei mais um tempo com meus pais.
Nesse momento estou deixando Curitiba, inadmissivel, esqueci de assistir o ultimo episodio de LOST, lembrei apenas ao ver uma moca ao meu lado assistindo o ultimo episodio em um laptop, falando nisso, muito estranho um senhor ao meu lado tambem, o cara possui aquela sindrome de Tourret, fica fazendo caretas e falando "porra" toda hora. Bem, agora e saber se aqueles raios cosmicos irao inteferir na emissao dos bilhetes em SP.

Sabado 31/05 Tarde

Caramba, eita zica que nao passa, enquanto eu estava aguardando para realizar o checkin uma japonesinha vinha na fila conversand com cada "possivel" passageiro. Ela me falou
" Oi, estamos com uma previsao de overbooking e estamos oferencendo um voucher de X dolares para quem quiser permanecer uma noite em Sao Paulo e embarcar apenas amanha." Respondi que nao rola...
Estou agora aguardando o voo chegar, dessa vez os raios cosmicos passaram perto, quero so ver quando chegar em Canada.
Ah, na minha passagem esta indicado que meu lugar estara na posicao " MIDDLE-CENTER", tipo, no meio do meio. Sera que a viagem sera boa???